Dicas para dormir bem
Você tem dormido bem? ● 16/02/2021
São muitas as dúvidas quando o assunto é sono. Desde a sua importância até a quantidade de horas dormidas consideradas ideal. Aquela soneca após o almoço, faz bem ou mal? Hoje, no Dia Mundial do Sono, o Blog Saúde Total trouxe algumas informações interessantes sobre o tema e dicas para dormir bem.
Primeiro é preciso entender a importância do sono para o cérebro. As lembranças de tudo que aconteceu durante o dia são gravadas de modo mais permanente no momento em que você se entrega ao sono. Portanto, lapsos de memória são frequentes quando não se dorme direito. Consequentemente, o aprendizado fica prejudicado e o raciocínio também. Na falta de sono, substâncias relacionadas ao bem-estar deixam de ser produzidas a contento. Daí, o mau humor. Por fim, noites de insônia acumuladas vão causando danos perenes nas células nervosas, favorecendo o aparecimento de demências na terceira idade, inclusive o Alzheimer. Além disso, dormir mal é fator de risco para muitas desordens mentais.
Há pelo menos 15 grandes estudos recentes que provam uma forte associação entre insônia e depressão. Dois deles envolveram gente jovem. Um comparou 300 pares de gêmeos na fase da adolescência. Outro analisou 1.014 adolescentes. Ambos concluíram que os episódios depressivos são bem mais frequentes entre os que não dormem direito. Pior, quem não dorme direito responde mal ao tratamento. E, se você comparar só jovens que já sofrem de depressão, as tentativas de suicídio são mais frequentes nos que dormem menos.