Cuide da saúde no verão

21/12/2020


O verão é uma estação de muita energia e sol escaldante, cenário ideal para aproveitar as tardes quentes para tomar um suco, ou cerveja, e tirar o dia para ir à praia, clube ou cachoeira com os amigos e familiares.

Tantas oportunidades de exposição aos raios ultravioletas faz ascender um alerta para tomar muito cuidado com a saúde. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa curtir essa época do ano sem prejudicar a saúde da sua família.



Cuide da saúde no verão

21/12/2020


O verão é uma estação de muita energia e sol escaldante, cenário ideal para aproveitar as tardes quentes para tomar um suco, ou cerveja, e tirar o dia para ir à praia, clube ou cachoeira com os amigos e familiares.

Tantas oportunidades de exposição aos raios ultravioletas faz ascender um alerta para tomar muito cuidado com a saúde. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa curtir essa época do ano sem prejudicar a saúde da sua família.


BEBA MUITA ÁGUA


Nosso organismo elimina água pela transpiração e urina, então é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Nos dias quentes as pessoas suam mais, perdendo mais água e sais minerais. O ideal é consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias como melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora etc. para não deixar o corpo se desidratar e atrapalhar seu divertimento.


BEBA MUITA ÁGUA


Nosso organismo elimina água pela transpiração e urina, então é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Nos dias quentes as pessoas suam mais, perdendo mais água e sais minerais. O ideal é consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias como melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata, abóbora etc. para não deixar o corpo se desidratar e atrapalhar seu divertimento.


OPTE POR ALIMENTOS LEVES


Geralmente, o calor diminui a fome, porém, quando for comer, prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas, como feijoada, costela e cupim, porque o organismo fica com a digestão mais lenta em altas temperaturas. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Guarde comida somente de um dia para outro, depois disso, jogue fora.


OPTE POR ALIMENTOS LEVES


Geralmente, o calor diminui a fome, porém, quando for comer, prefira alimentos mais leves, de fácil digestão. Evite comidas gordurosas, como feijoada, costela e cupim, porque o organismo fica com a digestão mais lenta em altas temperaturas. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Guarde comida somente de um dia para outro, depois disso, jogue fora.


EVITE COMIDA DE RUA


Fuja da vontade de comprar aquele lanche natural dos vendedores de praia. Você não sabe como está a conservação do alimento ou as condições de higiene em que foi feito. Na praia invista em comida industrializada, que passou por fiscalização. Se puder, leve seu próprio lanche, legumes ou frutas cortadas para a hora que a fome apertar. Coloque num isopor ou bolsa térmica com gelo para manter a conservação. Dessa forma, evitará dores de cabeça e outros problemas de saúde.


EVITE COMIDA DE RUA


Fuja da vontade de comprar aquele lanche natural dos vendedores de praia. Você não sabe como está a conservação do alimento ou as condições de higiene em que foi feito. Na praia invista em comida industrializada, que passou por fiscalização. Se puder, leve seu próprio lanche, legumes ou frutas cortadas para a hora que a fome apertar. Coloque num isopor ou bolsa térmica com gelo para manter a conservação. Dessa forma, evitará dores de cabeça e outros problemas de saúde.


BEBA COM MODERAÇÃO


Essa advertência serve tanto para quem vai dirigir como para todos em geral, já que o álcool provoca desidratação no organismo. Quem gosta de tomar uma “gelada” não pode se esquecer de ingerir bastante água, pois o álcool retira a água das células, provocando transpiração e vontade de urinar com maior frequência. Se beber não dirija e evite entrar em rios e mares.


BEBA COM MODERAÇÃO


Essa advertência serve tanto para quem vai dirigir como para todos em geral, já que o álcool provoca desidratação no organismo. Quem gosta de tomar uma “gelada” não pode se esquecer de ingerir bastante água, pois o álcool retira a água das células, provocando transpiração e vontade de urinar com maior frequência. Se beber não dirija e evite entrar em rios e mares.


ATENTE PARA SUA PELE E CABELO


Pegar aquele bronzeado e ficar com aquela marca de biquíni e sunga é um dos momentos esperados pelas mulheres e homens. O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono. No entanto, você deve evitar o horário das 10h às 15 horas.

Quando for tomar sol no clube, praia, rios e no dia a dia é importante o uso de protetor solar com fator acima de 30 para proteger sua pele das radiações solares. O indicado é passar o protetor a cada duas ou três horas por dia para não perder sua eficácia ou após sair da água. Dê os mesmos cuidados aos seus cabelos, fazendo muita hidratação devido ao ressecamento do sol.


ATENTE PARA SUA PELE E CABELO


Pegar aquele bronzeado e ficar com aquela marca de biquíni e sunga é um dos momentos esperados pelas mulheres e homens. O sol faz bem à saúde, produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono. No entanto, você deve evitar o horário das 10h às 15 horas.

Quando for tomar sol no clube, praia, rios e no dia a dia é importante o uso de protetor solar com fator acima de 30 para proteger sua pele das radiações solares. O indicado é passar o protetor a cada duas ou três horas por dia para não perder sua eficácia ou após sair da água. Dê os mesmos cuidados aos seus cabelos, fazendo muita hidratação devido ao ressecamento do sol.


UNA PROTEÇÃO E MODA


Ao se expor ao sol utilize a moda ao seu favor, como uma proteção à sua pele e aos olhos. Abuse dos estilos de chapéus e bonés que evitam que você tome os raios ultravioletas diretamente no rosto e ombros. Adquira óculos de sol de óticas confiáveis, porque os de camelôs facilitam a ação dos raios solares, fazendo as pupilas dilatarem, o que facilita a entrada de radiação. Nesse caso, o barato pode sair caro.


UNA PROTEÇÃO E MODA


Ao se expor ao sol utilize a moda ao seu favor, como uma proteção à sua pele e aos olhos. Abuse dos estilos de chapéus e bonés que evitam que você tome os raios ultravioletas diretamente no rosto e ombros. Adquira óculos de sol de óticas confiáveis, porque os de camelôs facilitam a ação dos raios solares, fazendo as pupilas dilatarem, o que facilita a entrada de radiação. Nesse caso, o barato pode sair caro.


EVITE OS FUNGOS


O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas molhadas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes propícios para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.

Viu como é simples se prevenir e cuidar da saúde no verão? Seja prevenido quanto à quantidade de água que bebe, exposição ao sol, alimentação saudável e moderação na bebida alcoólica. Aproveite esse verão sem perder sua saúde.

Fonte: https://www.boaconsulta.com/blog/veja-quais-sao-os-principais-cuidados-com-a-saude-no-verao


EVITE OS FUNGOS


O verão é uma época propícia para a proliferação de fungos, já que transpiramos mais nos pés e ficamos com roupas molhadas por mais tempo em nosso corpo, criando ambientes propícios para esse tipo de contaminação. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.

Viu como é simples se prevenir e cuidar da saúde no verão? Seja prevenido quanto à quantidade de água que bebe, exposição ao sol, alimentação saudável e moderação na bebida alcoólica. Aproveite esse verão sem perder sua saúde.

Fonte: https://www.boaconsulta.com/blog/veja-quais-sao-os-principais-cuidados-com-a-saude-no-verao